O VOLP-1940 é o primeiro vocabulário ortográfico com a chancela da ACL, tendo sido publicado pela Imprensa Nacional de Lisboa em 1940, com um total de 821 páginas (Figura 1) .

 

capa volp 1940
interior volp 1940 


Figura 1: VOLP-1940 (ACL).

 

Em termos de ortografia, o VOLP-1940 segue a base da reforma ortográfica de 1911, recorrendo ainda a outras duas bases acessórias: a reforma de 1920 segundo a Portaria n.º 2:533, de 29 de novembro de 1920, que alterou as disposições de 1911, e o Acordo Ortográfico Luso-Brasileiro (1931), celebrado entre a academia portuguesa e a brasileira em 30 de abril de 1931, aprovado e mandado executar em Portugal pela Portaria n.º 7:117, de 27 de maio do mesmo ano, e no Brasil pelos Decretos n.ºs 20:108 e 23:028, respetivamente de 15 de junho de 1933 e de 2 de agosto de 1933. Apresenta este vocabulário uma «revisão metódica das disposições» (p. X) desta tentativa de acordo.

A nomenclatura «abrange apenas a língua portuguesa moderna, isto é, o período linguístico que decorre do século xvi até à época actual» [entenda-se 1940] (p. XII), registando unidades lexicais que deram entrada na língua depois de 1500, deixando de fora unidades «pertencentes ao período arcaico do idioma» (idem). No entanto, arcaísmos ainda usados à época podem ser encontrados nesta obra.

No que concerne à macroestrutura da obra, o VOLP-1940 é constituído por três secções:

  • vocabulário comum (pp. 3–713) do «léxico geral da língua descontados os nomes próprios» (p. IX);
  • vocabulário onomástico (pp. 717–809), «nomes próprios de várias categorias» (p. IX), tais como antropónimos, topónimos e patronímicos, assim como etnónimos, hierónimos, mitónimos, cronónimos e bibliónimos;
  • apêndice com um Registo de abreviaturas de uso corrente em finais da década de 30 do século xx (pp. 813–819), «portuguesas e ainda de outras não portuguesas que são empregadas na nossa escrita […] as abreviaturas de maior importância para os usos correntes e de maior curiosidade geral para os dois países de língua portuguesa» (p. IX).

A obra apresenta uma dedicatória: «Às Nações Portuguesa e Brasileira oferece e consagra, no Duplo Centenário da Fundação e da Restauração de Portugal, a Academia das Ciências de Lisboa.» Segue-se a «Introdução», prefaciada por Francisco Rebelo Gonçalves a par de Aniceto Gonçalves Viana.

Os Comentários ortográficos finais, também da lavra de Rebelo Gonçalves, enriquecem o tomo ao apresentar uma justificação das opções gráficas no registo de certos vocábulos duvidosos.

VOLP-1940

No acervo lexicográfico português, o VOLP-1940 é o primeiro vocabulário ortográfico com a chancela da Academia das Ciências de Lisboa. Foi publicado no ano de 1940 pela Imprensa Nacional de Lisboa, num só volume, com um total de 821 páginas.

Academia das Ciências de Lisboa (1940). Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP-1940) (1940). Lisboa: Imprensa Nacional.

 

Vocabulário ortográfico

Um vocabulário ortográfico é uma lista de palavras na sua forma gráfica oficial com indicação da categoria morfossintática, podendo ainda incluir informações adicionais, como ortoépia, especificidades de flexão, regras de escrita, entre outras. É «um instrumento fundamental para a gestão da ortografia da língua» (Academia Brasileira de Letras, 2017).

In Salgado e Costa (2020), «O projeto Edição Digital dos Vocabulários da Academia das Ciências: o VOLP-1940», in Revista da Associação Portuguesa de Linguística, n.º 7 [no prelo]

 

VOLP-1940 no digital

No contexto português, este projeto vem preencher uma lacuna em relação a obras lexicográficas retrodigitalizadas online pesquisáveis, baseadas em padrões e metodologias atuais que promovem a partilha e a harmonização de dados. Propomo-nos aplicar estes novos princípios – métodos computacionais, padrões interoperáveis e tecnologias semânticas que facilitam a organização de grandes quantidades de dados lexicais – segundo uma metodologia rigorosa e tendo por base necessariamente o conhecimento linguístico e lexicográfico, muitas vezes ignorado ou subvalorizado na era da vertente mais tecnológica das Humanidades Digitais.

  

Vocabulário da Língua Portuguesa é um dos recursos lexicográficos de referência da Academia das Ciências de Lisboa. Embora se tenha tomado como base de partida os anteriores vocabulários académicos, este vocabulário digital foi elaborado inteiramente de novo.

Parceiros

Apoio

Boletim Informativo

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário